Ecos, ruídos externos ou barulho de vizinhos são problemas que tiram a paz e o sossego de onde você mora? Com a pandemia do coronavírus, muitas pessoas perceberam como o silêncio é importante na própria residência. Mas saiba que é possível melhorar o isolamento acústico com algumas estratégias simples!
E o melhor de tudo é que, dependendo do grau do problema, você nem precisa mudar toda a estrutura da sua casa para resolvê-lo.
Confira, a seguir, 6 dicas para garantir mais conforto acústico em seu lar!
Boa leitura!
Como melhorar o isolamento acústico da casa?
1. Crie barreiras acústicas com plantas
As plantas na decoração já são uma maneira de trazer mais aconchego para o lar. E a boa notícia é que você pode aproveitar essa função estética para melhorar o isolamento acústico da casa.
Posicione as plantas de maneira estratégica, de modo a criar uma barreira ao local de onde vêm os ruídos externos. Uma boa opção também são os jardins verticais que, além de criar um volume contra a fonte do barulho, absorvem o som impedindo-o de refletir.
2. Use revestimentos acústicos Nexacustic para absorver o som
Nexacustic é um revestimento acústico de madeira que, além de combinar funcionalidade com um design elegante, oferece uma solução completa e eficiente. Ideal para auditórios, salas de reunião e teatros, ele não apenas reduz ruídos de forma eficaz, mas também controla a reverberação, melhorando significativamente a qualidade acústica dos ambientes. Assim, Nexacustic proporciona um ambiente mais confortável e funcional, perfeito para diversas aplicações.
3. Vede as janelas para evitar a entrada de som
Como o som se propaga pelo ar, uma forma eficiente de melhorar o isolamento acústico da casa é evitar o máximo possível qualquer fresta que deixe o barulho entrar. Para isso, você pode usar um selante acústico nas rachaduras ou brechas das janelas.
E, caso esteja construindo ou fazendo uma reforma, pode aproveitar para já instalar janelas com vidro de camada dupla ou esquadrias de PVC, que são ótimas para deixar a casa bem silenciosa e bloquear a entrada de som.
4. Utilize manta acústica para diminuir sons do andar de cima
Para casas de dois andares, os ruídos vindos do andar de cima, como passos, objetos caindo, ou móveis sendo arrastados, podem ser bastante incômodos. Uma solução eficaz é a instalação de manta acústica sob o contrapiso, ou a escolha de pisos mais macios, como o vinílico. Caso essa opção não esteja disponível, outra alternativa é aplicar um forro de drywall com manta acústica no entreforro do andar inferior. Embora não ofereça isolamento total, essa solução pode atenuar significativamente os ruídos provenientes do andar superior, proporcionando um ambiente mais silencioso e confortável.
5. Para isolamento acústico, aposte em Forros Acústicos Rigitone
O forro acústico Rigitone é uma solução moderna que não só oferece excelente absorção sonora, mas também agrega um design sofisticado, ideal para diversos ambientes, como sala, quarto, escritórios e salas de reunião. Fabricado com placas de gesso perfuradas, o Rigitone melhora a qualidade acústica ao reduzir a reverberação, sendo, portanto, uma opção eficiente e sustentável para o controle de ruído. Além disso, é fácil de instalar e totalmente compatível com sistemas de drywall, tornando-o perfeito para projetos que buscam aliar estética e funcionalidade.
6. Proteja as paredes contra sons externos
Para melhorar o isolamento acústico da sua casa quando o barulho vem de ambientes adjacentes, uma solução eficaz é tratar as paredes com revestimento de drywall isolante aplicado sobre a parede existente. Esse método também pode ser aplicado nas fachadas, ajudando a bloquear a entrada de ruídos externos, melhorando significativamente o conforto interno.
Outra opção mais simples é aplicar papel ou adesivo de parede, principalmente aqueles mais grossos. Além de amenizar os sons que vêm de vizinhos, eles podem servir para trazer mais conforto acústico aos cômodos da casa que dividem paredes.
Essas são algumas dicas que podem ajudar a melhorar o isolamento acústico da sua casa. E, se você ainda deseja mais paz e tranquilidade onde mora, aproveite para conferir como o feng shui pode transformar a energia do seu lar!