Você sabe o que é o Steel Frame? E sabe quais são as vantagens e desvantagens desse sistema para a construção civil? Hoje, vamos te explicar tudo que você precisa saber. Confira.
O que é o steel frame?
O steel frame, em português: estrutura de aço, conhecido também como light steel frame, é um sistema construtivo constituído por peças de aço galvanizado que juntas compõem o principal elemento da estrutura.
Toda a vedação de estrutura é feita com placas ou painéis, que podem ser compostas por vários tipos de materiais diferentes, por exemplo: placas cimentícias, madeira, drywall ou painéis de alumínio.
A estrutura é uma das partes mais importantes de qualquer construção, ela é feita, normalmente, com concreto armado.
Porém, existe um novo sistema construtivo que vem conquistando cada vez mais espaço nas inovações e novidades do mundo da construção civil no Brasil.
O steel frame.
Esse sistema é usado já faz anos nos Estados Unidos da América, surgiu no início do século XIX, e é um dos mais famosos métodos construtivos de estrutura ao redor do mundo.
Ficou conhecido como construção seca, porque dispensa o uso de tijolos, cimento ou concreto.
Com a revolução do setor metalúrgico nos EUA e com o fim da Segunda Guerra Mundial, o aço virou um material muito abundante.
Por isso, começou a ser usado nas construções, originando o sistema e as estruturas de steel frame.
Depois da fundação, os perfis de aço são colocados até ficarem com o formato desejado, e, então, as placas ou painéis para o fechamento são inseridos nas laterais.
Por último, é feito o telhado, que pode ser com telhas de cerâmica, de aço galvanizado tipo sandiche ou até fibrocimento.
O steel frame pode ser usado em qualquer tipo de edificação. Nos casos de utilização de aço leve, pode ser aplicado em construções de prédios com no máximo sete andares.
Como todo processo de construção, o steel frame tem as suas vantagens e desvantagens, confira elas aqui!
5 vantagens do steel frame
O material tem leveza e uma durabilidade de até 300 anos.
Além disso, as construções feitas com steel frame proporcionam várias outras vantagens relevantes, como, por exemplo: economia na obra, maior produtividade e o ganho de área.
Vamos falar hoje de 5 vantagens:
- Menos despesas com fretes de material – pesa 5 x menos
- Obras com menos resídios e rápidas
- Paredes mais planas e no esquadro
- Menos etapas na construção
- Facilidade de execução e manutenção das instalações
Agora, conheça um pouco mais sobre cada uma das vantagens de construir com esse sistema para a sua obra:
1. Fretes mais Baratos
A construção em steel frame pesa em torno de 40 kg / m2 e uma contrução convencional vai para 250 kg/m2, isso quer dizer que o frete reduz siginicativamente
Leia também:
Telhado Verde e a sustentabilidade: 10 vantagens dessa técnica
2. Obras com Menos Resíduos e Mais Rápidas
As construções feitas por meio desse método quase não produzem lixo no decorrer da obra, enquanto as perdas na alvenaria tradicional fica entre 30 e 40 %, no steel frame esta perda se reduz para 5%. Isso é menos dinheiro que vai para o lixo e que é esquecido na hora do orçamento.
Assim, essa razão sozinha já seria suficiente para que o ambiente de trabalho e as obras ficassem mais rápidas e limpas.
Entretanto ainda temos um grande diferencial qué é a produtividade do sistema de steel frame pois conseguimos fazer uma mesma obra 4 x mais rápido, opu seja, uma obra que normalmente demora 1 ano para ficar pronta, se usamos o light steel freame fica pronta em 3 meses !
Para aqueles que precisam montar um negócio de maneira rápida ou prezam por praticidade nas construções, o steel frame é a melhor opção.
Leia também:
6 dicas para deixar seu canteiro de obras organizado
3. Paredes mais planas e no esquadro
Sabe quando o pedreiro tem que fazer um emboço com 5 ou até 10 cm de espessura para consertar a parede de tijolos torta? e quando voce vai colocar os moveis na casa e não consegue encaixar porque a parede está fora do esquadro? tenho certeza que todos já viveram isso.
Com o sistema de steel frame, isso não acontece, como ele feito em fabrica com tolerancia de milimetros, toda a montagem não tem como fechar se não estiver absolutamente alinhada e no prumo. É a tolerancia da fabrica indo para o canteiro de obra, acabou colocar um bloco de 20 x 30 cm em cima do outro.
4. Menos Etapas na Construção
As obras realizadas em steel frame são mais velozes porque apresentam menor número de etapas na construção.
As pessoas, geralmente, têm pressa em todo tipo de projeto. Definitivamente, contar com uma construção de qualidade com menos etapas para entrega faz diferença até mesmo no bolso.
A estrutura quando é montada já atende toda a estrutura, libera as instalações e pode ser feito o isolamento acústico
Depois é colocada as placas de fechamento interno em drywall e externo em glasroc e feito os acabamentos
Pronto, sua obra já obra ser pintada!
5. Facilidade de execução e manutenção das instalações
Sabemos que uma obra que simplifique os processos de manutenção posteriores é um grande benefício. E é exatamente isso que uma construção feita com steel frame oferece.
Ou seja, uma obra com esse sistema como elemento estrutural assegura maior facilidade na passagem e manutenção das instalações hidrossanitárias, gás, ar-condicionado, dados e elétricas.
Já em relação à manutenção, o transtorno e custos com a troca de instalações é menor ao construir com o sistema de steel frame.
Como a estrutura é modular é fácil de manusear, só é necessário retirar a placa para realizar a manutenção. Depois de fazer o procedimento necessário, é só voltá-la para o lugar original.
Além disso, por ser um tipo de construção altamente durável, a necessidade de manutenção é reduzida também.